O investimento vai ser executado pela empresa Águas do Algarve, com financiamento do Fundo Ambiental, e prevê a realização de novas captações de águas subterrâneas e a reabilitação de captações públicas estratégicas existentes, para reforçar o sistema de abastecimento público de água, correspondente a quatro milhões de euros de investimento. Outra das medidas é o reforço temporário de equipas para a exploração das captações estratégicas e a reabilitação da rede de saneamento de Castro Marim, com a qual se pretende assegurar a redução de afluências indevidas e melhorar a eficiência do sistema.
A primeira fase do projeto tem o fim previsto para dezembro deste ano. Já a segunda fase deve estar concluída em março de 2025, sendo que os trabalhos ser estarão terminados em dezembro desse ano.
“Este Governo pretende garantir que as infraestruturas hídricas da região sejam reforçadas e que a gestão da água seja feita de forma eficiente, garantindo o abastecimento sustentável e contínuo para a população”, diz a ministério do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.