Guimarães é a Capital Verde Europeia 2026

Guimarães vai ser a Capital Verde Europeia em 2026. A escolha deve-se ao facto da cidade de Vale do Ave se ter destacado em sete parâmetros ambientais: qualidade do ar; ruído; água”; biodiversidade, áreas verdes e uso do solo; resíduos e economia circular; mitigação; e adaptação.

Guimarães é a Capital Verde Europeia 2026

Depois de Guimarães ter sido, em julho, escolhida como uma das três finalistas, a cidade prepara-se para ser a Capital Verde Europeia 2026. No âmbito do prémio, o município vai receber um apoio financeiro que será aplicado em projetos e iniciativas de sustentabilidade, no âmbito da estratégia levada a cabo.

Este galardão surge no âmbito do compromisso ambiental de ser uma das 100 cidades europeias comprometidas com a neutralidade climática até 2030. Além disso, foi criado o Plano Estratégico e Ecossistema de Governação Guimarães 2030, que promove uma gestão ambiental integrada e multidisciplinar, envolvendo vários setores da sociedade. A cidade é ainda signatária do Green City Accord e recebeu o Mission Label da Comissão Europeia, no âmbito da EU Mission: Climate-Neutral and Smart Cities.

Em reação a esta distinção, o presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, felicita todos os envolvidos nesta candidatura, dizendo que “todos serão fundamentais para que 2026 seja mais um grande momento de celebração coletiva”.

Simão Raposo

Quarta-feira, 04 Dezembro 2024 11:28


PUB