Depois de Guimarães ter sido, em julho, escolhida como uma das três finalistas, a cidade prepara-se para ser a Capital Verde Europeia 2026. No âmbito do prémio, o município vai receber um apoio financeiro que será aplicado em projetos e iniciativas de sustentabilidade, no âmbito da estratégia levada a cabo.
Este galardão surge no âmbito do compromisso ambiental de ser uma das 100 cidades europeias comprometidas com a neutralidade climática até 2030. Além disso, foi criado o Plano Estratégico e Ecossistema de Governação Guimarães 2030, que promove uma gestão ambiental integrada e multidisciplinar, envolvendo vários setores da sociedade. A cidade é ainda signatária do Green City Accord e recebeu o Mission Label da Comissão Europeia, no âmbito da EU Mission: Climate-Neutral and Smart Cities.
Em reação a esta distinção, o presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, felicita todos os envolvidos nesta candidatura, dizendo que “todos serão fundamentais para que 2026 seja mais um grande momento de celebração coletiva”.
Simão Raposo