A nova estratégia de sustentabilidade, que tem como mote “Uma grande oferta para gerações”, centra-se em cinco áreas-chave, onde a empresa identifica os maiores impactos, riscos e oportunidades. De acordo com a insígnia dinamarquesa, “esta abordagem impulsiona iniciativas para gerar uma mudança positiva no clima e nas comunidades onde opera”.
No que diz respeito à ação climática, e no seguimento da aprovação da iniciativa Science Based Targets, a JYSK compromete-se a trabalhar em estreita colaboração com os seus fornecedores para desenvolver planos de redução com base em dados ESG “válidos”. Além disso, vai ser promovida a colaboração com parceiros estratégicos a fim de acelerar a adoção e o uso de novas tecnologias, especialmente no campo das energias renováveis, visando reduzir as emissões nas suas próprias operações.
Relativamente à cadeia de valor, está definido o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, de forma a garantir um ambiente de trabalho seguro e práticas comerciais éticas. Para isso, a JYSK trabalhará diretamente com os seus fornecedores para assegurar que a sustentabilidade seja integrada em todos os negócios.
A transparência de dados também é uma das preocupações, sendo que a marca assegura que está empenhada em ser aberta e transparente sobre o seu progresso e os desafios enfrentados em temas de sustentabilidade, cumprindo com a legislação a nível global. Além disso, tem em conta os aspetos de sustentabilidade em todas as suas decisões-chave, como os investimentos em expansão e as atividades nas lojas.
Simão Raposo