Maioria dos portugueses preocupa-se com a alimentação sustentável

Cerca de 87% dos consumidores considera relevante a sustentabilidade ambiental no momento de compra de produtos alimentares. Em reação aos resultados do estudo realizado pelo Product of the Year Portugal, o CEO, José Borralho, afirma que “estes dados revelam uma mudança clara nos hábitos de consumo dos portugueses e a crescente procura por produtos mais sustentáveis”.

Maioria dos portugueses preocupa-se com a alimentação sustentável

No que diz respeito ao investimento em artigos ecológicos, a preocupação com o meio ambiente também está presente, sendo que 76% dos inquiridos afirma estar disposto a pagar mais por produtos que promovam práticas sustentáveis. Além disso, nesta investigação, a redução do desperdício alimentar foi uma das prioridades destacadas, tendo em consideração que 97% dos entrevistados acredita que essa é uma “questão essencial”. A par disso, 85% dos consumidores revela ter interesse em comprar produtos alimentares feitos a partir de ingredientes que normalmente seriam desperdiçados.

Quanto a artigos mais específicos, como, por exemplo, o café, 84% dos portugueses revela ter interesse em opções como cápsulas biodegradáveis, blends (harmonia entre vários ingredientes) personalizados e itens com origens sustentáveis. A água engarrafada é algo que também é mencionado e, quando questionados sobre as características que gostariam que estas tivessem, 45% escolhe embalagens biodegradáveis ou sustentáveis como a sua preferência principal.

“É muito gratificante perceber que as pessoas estão dispostas a fazer escolhas que salvaguardem o futuro do nosso planeta e é importante que as marcas e empresas apoiem e incentivem estas escolhas trazendo para o mercado produtos que se alinhem e satisfaçam estas necessidades”, comenta José Borralho.

Quarta-feira, 05 Junho 2024 10:32


PUB