Mais de metade da eletricidade produzida no País em abril foi proveniente de energias renováveis

Em abril, 50,84% da eletricidade foi produzida a partir das energias eólica e solar, tendo-se registado o valor recorde. Devido à seca, houve uma grande redução na produção de energia hidroelétrica.

Mais de metade da eletricidade produzida em Portugal em abril foi de energias renováveis

Segundo o relatório do grupo de reflexão Ember, no mês de abril, foi registado um aumento face ao valor de março, que chegou aos 45,86%, superando o valor recorde de dezembro do ano passado, que foi de 48,87%. Neste período, foi atingido o recorde de produção de energia solar, contabilizando 15,3% da produção total, o que corresponde a 360 gigawatts, ultrapassando o recorde de julho e agosto de 2022, quando o valor foi de 300 gigawatts.

O analista de dados da instituição Matt Ewen afirma que Portugal está a entrar na próxima fase da sua transição energética. Refere ainda que o aumento da produção solar, as importações de eletricidade espanhola e a menor procura foram capazes de proteger o País dos efeitos negativos da geração fóssil para apenas 24% em abril. Estes resultados levam a que diga que “a energia solar agora está a empurrar o gás para fora da rede”.

Em relação à situação da União Europeia (UE) durante a primavera, o analista de dados de energia e clima Nicolas Fulghum diz que “as energias renováveis já estão a diminuir o impacto das secas e dos elevados preços da eletricidade em toda a UE, bem como a reduzir as emissões”.

Os dados divulgados pelo estudo do gabinete mostram que “a Europa já está no caminho para atingir, pelo menos, 45% de energia sustentável até 2030”, tal como conclui Matt Ewen, acrescentando que, com um reforço das políticas e do apoio financeiro, a “meta poderá ser ainda maior”.

 

Sexta-feira, 19 Maio 2023 16:20


PUB