Esta iniciativa pretende juntar consumidores, distribuidores, ativistas e associações ambientalistas, numa agenda nacional de eventos em todo o País, que inclui degustações, workshops, showcookings, mercados e debates. Além disso, vai ser disponibilizada uma ferramenta de medição da pegada ecológica, que permitirá fazer o cálculo nas comunidades associadas.
“No Zero Waste Lab, através da plataforma Liga-Ação – Rumo ao Desperdício Zero, estamos entusiasmados por trazer nesta segunda edição uma abordagem ainda mais completa e abrangente”, refere a cofundadora do Zero Waste Lab e coordenadora da Liga-Ação, Sara Morais Pinto. “Unindo o conceito de compras a granel com a reutilização, estamos não só a promover a redução de resíduos, mas também a incentivar para um estilo de vida mais consciente e sustentável”, acrescenta.
Esta é uma ideia original da Réseau Vrac, uma associação profissional internacional francesa dedicada ao fortalecimento do granel, para apoiar todos os intervenientes do setor e sensibilizar o maior número possível de pessoas para a importância dos comportamentos sustentáveis.