Multi Portugal reduz 16 % no consumo de energia

A Multi Portugal, empresa de serviços integrados para centros comerciais, atinge em 2023 um consumo global de energia de 8,9 milhões de kWh. Isto representa uma redução de 16 % do consumo de energia face ao ano anterior.

Multi Portugal reduz 16% no consumo de energia

Com o objetivo de poupar no consumo de energia e de água e reduzir a produção de resíduos, a Multi Portugal tem implementado um conjunto de medidas em todos os ativos que tem sob gestão. Entre eles, incluem-se: os Armazéns do Chiado, o BPlanet, o Forum Algarve, 0 Forum Coimbra, 0 Forum Viseu, 0 LX Factory, o PLAZA Madeira e o Sintra Retail Park.

Nesse seguimento, a certificação integrada foi renovada, o que levou ao alargamento do portefólio de ativos sob o âmbito do sistema para seis, assinalando o compromisso em assegurar de forma “transparente e estandardizada” todos os processos relacionados com a gestão de ativos. Outra prática ao nível da estratégia de ESG diz respeito à negociação de contratos de fornecimento de energia 100 % verde, com emissão de certificados de origem, para 2025, numa previsão de consumos anuais de cerca de 9 GWh. Além disso, foram desenvolvidos códigos de conduta e de boas práticas para fornecedores, de forma a credibilizar a cadeia de valor através da avaliação e qualificação dos principais prestadores de serviços e fornecedores.

A nível local, são várias as práticas desenvolvidas para o uso racional de energia e água, e para a redução da produção de resíduos. Destaca-se a instalação de uma unidade de produção fotovoltaica, com mais de 1700 painéis fotovoltaicos, que será a base para a constituição de uma comunidade de energia renovável, representando um potencial de autoconsumo deste centro comercial de cerca de 40 %.

“Mais do que uma necessidade, esta aposta na sustentabilidade surge como um passo natural, que reflete a postura diferenciadora que a Multi Portugal procura imprimir, aliando uma gestão sustentável do ponto de vista financeiro e ambiental dos seus ativos com uma estreita ligação com a comunidade envolvente”, afirma o Head of Operations, Luís Correia.

Simão Raposo

Terça-feira, 01 Outubro 2024 14:43


PUB