Nações Unidas desafiam os mais novos a fazerem previsões meteorológicas para 2050

O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) anuncia o lançamento da campanha “Weather Kids”. Este projeto, criado em parceria com a Organização Meteorológica Mundial e o Weather Channel, pretende alertar e sensibilizar para os impactos que as alterações climáticas têm atualmente e que terão nas próximas gerações. O administrador, Achim Steiner, afirma que esta iniciativa representa “uma voz poderosa no alerta e na consciencialização sobre o futuro do planeta”.

PNUD desafia os mais novos a fazerem previsões meteorológicas para 2050

Nas previsões meteorológicas apresentadas, os jovens deixam o alerta de que se nada for feito, o cenário para os próximos anos é preocupante, com impactos graves para o meio ambiente e para a economia global. A previsão termina com o seguinte apelo: “Não é apenas uma previsão meteorológica para nós. É o nosso futuro”. Além disso,  é ainda lançado o desafio aos espetadores para assinarem um compromisso onde se pretende que sejam tomadas decisões financeiras mais conscientes, que se alinhem com a sustentabilidade, e que se promova a educação e literacia sobre a ação climática global.

“A inércia contínua perante este tema levará a um planeta cada vez mais inabitável para as crianças de hoje e para as gerações futuras”, afirma o administrador do PNUD, Achim Steiner. “Só podemos corrigir o caminho se forem tomadas medidas eficazes rapidamente. Isso inclui descarbonizar as nossas economias, avançar com o acesso a energia limpa e acessível para todos, proteger e restaurar a natureza, e capacitar as comunidades para que estas tenham voz ativa na promoção da ação climática nos seus países”, acrescenta.

Esta campanha está a ser divulgada em mais de oitenta países e conta com o apoio de várias celebridades e embaixadores da Goodwill do PNUD, incluindo os atores Michelle Yeoh, Connie Britton e Nikolaj Coster-Waldau.

Quarta-feira, 27 Março 2024 11:11


PUB