Desde a sua criação, em 2010, a Nespresso Portugal já doou mais de mil toneladas de arroz ao Banco Alimentar contra a Fome, garantindo mais de 21 milhões de refeições para famílias carenciadas, através de 2.600 instituições de solidariedade social. Só em 2025, foi feita a contribuição de 2,15 milhões de refeições, num total de 107 toneladas de arroz. O diretor-geral, Jaime de la Rica, considera que este marco não só reforça a missão, como motiva a continuar a inovar e a criar soluções “que beneficiem a sociedade como um todo”.
O programa “Reciclar é Alimentar” fecha o ciclo da sustentabilidade, transformando cápsulas de café usadas em arroz, que será dirigido a quem mais precisa. Neste processo, após a reciclagem das cápsulas pelos consumidores, a borra de café é incorporada num composto orgânico que fertiliza campos de arroz. Este alimento produzido é depois adquirido pela marca e doado ao Banco Alimentar, o que contribui para o combate à fome em Portugal. Além do impacto social, esta iniciativa promove a economia circular, pois o alumínio das cápsulas, que é infinitamente reciclável, é reutilizado na produção de novos objetos, como canetas, máquinas fotográficas e bicicletas. Esta reciclagem é facilitada através de mais de 250 pontos de recolha, das lojas e na entrega de encomendas online.
Em 2025, a celebração dos 15 anos acontece no âmbito da Yellow Week by Nespresso, uma iniciativa lançada pela marca em 2024 para destacar o seu compromisso com a Igualdade, Diversidade e Inclusão (ED&I). Sob o mote “Café com Propósito”, a ação promove a valorização da diversidade e a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, incentivando outras insígnias e pessoas a fazerem o mesmo.
No âmbito desta estratégia, a Nespresso reforça o seu compromisso de integrar mais 11 pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento nas suas boutiques até ao fim do ano. Para reforçar a cultura inclusiva dentro da empresa, serão também lançadas duas formações internas focadas em linguagem inclusiva e multiculturalidade, preparando os colaboradores para um ambiente de trabalho mais diverso, inclusivo e acessível a todos.
Simão Raposo