De acordo com a faculdade, este projeto “nasce da necessidade de programas de formação em economia focados na temática do crescimento azul”. Consiste numa estratégia da União Europeia de apoio ao crescimento sustentável dos mares e oceanos, que reconhece o potencial dos setores marítimo e marinho como motores da economia, e que beneficia do intercâmbio de estudantes e investigadores das duas instituições de ensino.
O programa integra, ao longo do ano, cursos intensivos multidisciplinares – duas Winter School e uma Summer School –, tendo com foco a Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais, Ciências da Natureza e Prática de Políticas Públicas, para os alunos do mestrado em Economia e do mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas, da universidade portuguesa, e do mestrado em Ciências Económicas e Administração de Empresa, da instituição norueguesa.
“Este projeto vem preencher uma lacuna, oferecendo cursos multidisciplinares na área da sustentabilidade dos mares e oceanos”, afirma a professora da Nova SBE Antonieta Cunha e Sá. “Já existem outras iniciativas com o objetivo de promover competências em diferentes áreas relacionadas com o crescimento azul, mas não existem programas de formação em economia focados nesta temática e é justamente por isso que surgiu a necessidade de criar este projeto”, conclui.