De forma a enfrentar alguns dos desafios atuais, como as alterações climáticas, a perda de biodiversidade e as doenças relacionadas com a alimentação, é necessário transformar o sistema alimentar. Tendo essa consciência, o Lidl recorreu ao apoio e à experiência da WWF com vista a que os clientes continuem a manter a sua liberdade de escolha e que possam tomar decisões de compra “mais responsáveis com maior facilidade”. Com a adoção desta prática, a retalhista afirma ser a primeira a promover a transparência em todas as suas categorias de produtos.
A diretora de Corporate Affairs e CSR do Lidl Portugal, Cristina Hanganu, explica que esta parceria tem o objetivo de aumentar o impacto da marca no futuro e oferecer aos clientes “uma seleção cada vez maior de alternativas mais saudáveis e sustentáveis, com a máxima qualidade ao melhor preço”.
Para conseguir atingir a meta estabelecida, a empresa vai fazer intervenções específicas nas categorias de fontes de proteína, cereais integrais, e frutas e legumes. Além disso, a partir deste ano, apresentará, a nível internacional, um relatório anual sobre os seus progressos, disponibilizando os dados publicamente.
A Senior Manager Corporate Sustainability da WWF na Suíça, Mariella Meyer, congratula-se pelo Lidl estar a alinhar-se com a Dieta da Saúde Planetária e pela utilização da Metodologia de Retalhista de Dietas Planetárias da ONG. A responsável espera ainda que isto inspire outras empresas do setor a seguir o exemplo e a investirem mais nas alternativas à base de plantas, face à oferta de proteína animal, algo que “dá prioridade à saúde humana e planetária”.
Simão Raposo