O planeta esgota os recursos para este ano

O planeta Terra encontra-se, desde esta quarta-feira, 2 de agosto, em situação de sobrecarga. Isto significa que, a partir de agora, a humanidade está a usar os recursos naturais que só deveriam começar a ser usados a 1 de janeiro do próximo ano.

O planeta esgota os recursos para este ano

Esta data, conhecida por Dia da Sobrecarga da Terra, é definida pela Global Footprint Network (GFN), uma organização dedicada à gestão de recursos naturais e ao impacto das alterações climáticas. Esta é uma situação que se repete desde 1971, sendo que se tem assinalado cada vez mais cedo. Se há 52 anos eram necessários 358 dias para esgotar os recursos naturais, agora isto acontece em apenas 213 dias. Apesar disso, em 2023 este fenómeno acontece um dia mais tarde do que no ano anterior.

“O que os dados nos indicam é que a humanidade tem de acelerar o passo e promover as mudanças necessárias, de forma a reduzir o impacto que as suas atividades e necessidades têm sobre a capacidade de carga do planeta”, alerta a associação ambientalista Zero, acrescentando que “a tendência para antecipar uso do cartão de crédito ambiental mantém-se, mas está perto da estagnação”.

Para contrariar a tendência e concretizar a iniciativa #MoveTheDate, que pretende mudar o dia em que a humanidade esgota os recursos para uma mais tardia, a associação defende que devem ser colocadas em curso “mudanças necessárias, de forma a reduzir o impacte que as suas atividades e necessidades têm sobre a capacidade de carga do planeta”.

Entre elas, incluem-se uma maior aposta em fontes de energia renováveis, como a solar ou a eólica, que são capazes de alimentar 75% das necessidades mundiais de eletricidade, e podem atrasar em 26 dias o uso do cartão de crédito ambiental do planeta, ou seja, para os últimos dias de agosto. Por sua vez, uma redução para metade do desperdício alimentar pode, por si só, atrasar em 13 dias o recurso ao crédito.

Esta data é calculada através da divisão da biocapacidade do planeta, isto é, a quantidade de recursos naturais que o planeta consegue gerar e providenciar num ano, pela pegada ecológica da humanidade, ou seja, a procura de recursos durante um ano, tendo em consideração os 365 dias de cada um deles.

Sexta-feira, 04 Agosto 2023 10:54


PUB