Portugal investe na ação climática e sustentabilidade

O Sustentável 2030 é o novo programa que vai permitir a Portugal investir mais de 3,1 mil milhões de euros de financiamento europeu, para enfrentar os desafios da transição energética e climática. A presidente da comissão diretiva, Helena Azevedo, afirma que os investimentos são fundamentais para cumprir o objetivo de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Portugal investe na ação climática e sustentabilidade

De âmbito nacional, este mecanismo tem como foco a descarbonização e mobiliza opções de financiamento que permitem alavancar investimentos para a transição energética e climática. Algumas das áreas em destaque são os transportes, designadamente da mobilidade urbana sustentável, da ferrovia e do setor marítimo-portuário, de forma a promover a prevenção dos riscos e resiliência a catástrofes, e a transição para uma economia circular.

Sendo um dos 12 programas criados para a operacionalização do Portugal 2030, que concretiza o ciclo de programação de fundos europeus para o período 2021-2027 em Portugal, o Sustentável 2030 enquadra-se em dois dos objetivos estratégicos e de política da União Europeia: o “OP 2 – Uma Europa mais «verde»”, que aplica a Agenda 2030 das Nações Unidas e o Acordo de Paris; e o “OP3 – Uma Europa mais conectada”, que integra os investimentos fundamentais destinados ao desenvolvimento de uma Rede Transeuropeia de Transportes sustentável.

Terça-feira, 05 Dezembro 2023 17:17


PUB