2050.Briefing | Qual a importância de empresas, como a Too Good To Go, para o cumprimento do ODS 12.3 em Portugal?
Maria Tolentino | A cada ano desperdiçam-se no mundo mais de 2.500 milhões de toneladas de alimentos. Isto corresponde a 40 % da produção mundial de comida. Reduzir isto para metade é um grande desafio que requer ação imediata de toda a sociedade, incluindo as empresas, pois desempenhamos um papel fundamental na resolução deste desafio global.
Na Too Good To Go queremos contribuir de forma decisiva para alcançar este objetivo. Com essa meta em mente, em 2016 lançámos a nossa app na Dinamarca, através da qual conectamos os utilizadores com milhares de restaurantes, supermercados, hotéis e outros negócios de alimentação que oferecem Surprise Bags com o seu excedente diário de comida a preços reduzidos. Desta forma, ajudamos a que a comida que sobra todos os dias nesses estabelecimentos possa ser aproveitada e não desperdiçada, evitando assim o impacto ambiental que o desperdício tem sobre o nosso planeta.
Hoje, já estamos a atuar contra o desperdício de alimentos em 19 países e contamos com uma comunidade de mais de 100 milhões de utilizadores e mais de 175.000 estabelecimentos que já salvaram mais de 400 milhões de Surprise Bags de comida. Isto corresponde a milhares e milhares de toneladas de alimentos que não foram desperdiçados e mais de 1,1 milhões de toneladas de emissões de CO2e evitadas.
Além disso, na nossa missão de inspirar e capacitar todos a agir contra o desperdício alimentar, continuamos a lançar novos produtos – como a Too Good To Go Platform, uma solução modular de gestão de excedentes alimentares end-to-end que permite que os retalhistas obtenham valor a partir do seu inventário em excesso. Também promovemos campanhas de sensibilização e conteúdos educativos, fornecendo as ferramentas necessárias para que qualquer pessoa possa fazer a diferença no seu dia a dia contra o desperdício de alimentos. O nosso sonho é alcançar um planeta sem desperdício alimentar e trabalhamos todos os dias para estar mais perto desse objetivo.
Na sua perspetiva, considera que os portugueses estão consciencializados para a redução do desperdício alimentar?
Observamos um aumento notável na consciencialização dos portugueses para a redução do desperdício alimentar. Este incremento deve-se, em parte, à inflação e à subida dos preços dos alimentos, que têm levado os consumidores a valorizar mais os produtos – afinal, desperdiçar algo que custa cada vez mais dinheiro torna-se insustentável. De acordo com um estudo realizado pela Too Good To Go, em colaboração com a Appinio, em 2023, 76 % dos consumidores em Portugal alteraram os seus hábitos de consumo, tendo como um dos pontos de partida a inflação e o aumento dos preços dos alimentos, e 43 % afirmam que tentam organizar melhor as suas compras para evitar desperdícios e poupar dinheiro. A tendência nos anos seguintes manteve-se muito positiva, com uma sociedade cada vez mais consciente e interessada em reduzir as cifras do desperdício alimentar.
Além disso, este aumento também reflete um maior compromisso com o nosso planeta e um fortalecimento de uma cultura de aproveitamento. Apesar dos progressos, o desafio permanece grande – com 1,9 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente, é imperativo que se intensifiquem os esforços. A colaboração entre consumidores, empresas e governo é, portanto, fundamental para converter esta consciencialização em ações concretas que reduzam efetivamente o desperdício em toda a cadeia alimentar.
Qual o balanço que faz do trabalho desenvolvido pela plataforma desde a sua entrada em Portugal, em 2019?
Desde a nossa chegada a Portugal, no final de 2019, tínhamos um objetivo claro: ajudar a reduzir o volume do desperdício alimentar no país. Desde o início, a receção foi extremamente positiva e, hoje, contamos com uma comunidade de mais de dois milhões de utilizadores e mais de 4.000 estabelecimentos parceiros como Auchan, Celeiro, Gleba, Padaria Portuguesa, Jeronymo, Vila Galé, Pestana, Minor Hotels, Confeitaria Nacional, Pastéis de Belém, entre outros. Cada um destes parceiros utiliza a nossa aplicação para disponibilizar os seus excedentes alimentares, transformando-os em Surprise Bags que salvam milhares de refeições diariamente
No total, já salvámos juntos mais de 5,6 milhões de Surprise Bags em Portugal. Estes resultados demonstram a eficácia de uma abordagem colaborativa que alia tecnologia, inovação e sensibilização para enfrentar um dos maiores desafios ambientais da atualidade.
Como podem as marcas associar-se a este movimento?
O nosso objetivo é ajudar os negócios a reduzir o desperdício de alimentos e fazê-lo da forma mais fácil possível. Para isso, os estabelecimentos apenas precisam de disponibilizar as Surprise Bags com o excedente de comida do dia na nossa app. A partir daí, o processo é muito simples: os utilizadores acedem à aplicação, encontram estabelecimentos próximos com Surprise Bags disponíveis para salvar, escolhem, pagam e reservam. De seguida, só têm de ir ao local recolher a sua Surprise Bag na hora indicada. É assim, muito simples.
Se uma marca, empresa ou negócio, seja de restauração ou de retalho, tiver excedentes e quiser reduzir o desperdício de alimentos, basta entrar em contacto connosco para começarmos a trabalhar juntos.
Quais os planos para o futuro da Too Good To Go em Portugal?
A nossa missão é continuar a inspirar e empoderar as pessoas, assim como os negócios, para lutarmos juntos contra o desperdício alimentar. Para isso, vamos continuar a expandir a comunidade de estabelecimentos e utilizadores da nossa app, garantindo que cada vez mais negócios possam aderir e que os utilizadores tenham mais opções para ajudar a reduzir o desperdício alimentar. Além disto, queremos diversificar as soluções tecnológicas que oferecemos e apresentar novas iniciativas que abordem o problema de forma integral ao longo de toda a cadeia de valor.
O nosso objetivo é claro: transformar os desafios do desperdício alimentar em oportunidades de inovação e crescimento sustentável, contribuindo para a redução das 1,9 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente em Portugal e consolidando a Too Good To Go como líder global na luta contra o desperdício.
Simão Raposo