“A procura por veículos mais sustentáveis e práticos tem aumentado consideravelmente, especialmente com a chegada do bom tempo e do calor. Os portugueses, principalmente nas grandes cidades, procuram soluções que os ajudem a evitar o trânsito e a tornar as suas deslocações mais eficientes. Nesse sentido, as trotinetes elétricas têm conquistado cada vez mais espaço, até mesmo em comparação com as bicicletas tradicionais”, explica a gestora de Comunicação do KuantoKusta, Ana Rego.
Em Lisboa e no Porto, a procura por esses equipamentos é dominante, representando aproximadamente 32,95% e 27,45% do total de consumidores, respetivamente.
Segundo Ana Rego, a variação do preço dos combustíveis também tem contribuído para que os consumidores procurem um meio de transporte individual mais económico. A necessidade e o desejo de encontrar uma alternativa sólida e ecológica para as deslocações diárias terá ainda contribuído para os consumidores investirem mais dinheiro nesta solução de transporte, com um aumento de 74,21% no valor gasto em trotinetes, face ao mesmo período de 2022 – este ano, estão a ser gastos, em média, 481,07€, face aos 276,15€ de 2022.