Dado que, atualmente, as audiências estão espalhadas por inúmeros canais, plataformas e pontos de contacto, os consumidores têm agora o poder de se envolverem apenas com conteúdos que se alinham com os seus interesses, valores e paixões específicas.
De acordo com uma análise da WARC e do TikTok, as marcas que procuram a relevância pessoal e cultural podem desbloquear novas oportunidades de crescimento, com 78 % dos utilizadores de plataformas sociais e de vídeo inquiridos a afirmarem que a sua probabilidade de compra aumentaria se os anúncios fossem pessoalmente relevantes; e 56 % a sentirem o mesmo, se um anúncio fosse culturalmente relevante. Segundo o relatório, as marcas com elevada relevância cultural crescem quase seis vezes mais do que as marcas com baixos níveis de relevância cultural.
Cerca de 71 % dos utilizadores inquiridos concordaram que é mais provável que prestem atenção quando os anúncios são pessoalmente relevantes, enquanto 58 % o fazem quando os anúncios são culturalmente relevantes.
A nível cultural, aproveitar os temas e tendências emergentes é a forma mais importante de as marcas serem culturalmente relevantes, independentemente da geração. Dois terços (67 %) de todos os inquiridos afirmaram que os conteúdos são culturalmente relevantes se os atualizarem sobre tópicos trending, enquanto 62 % consideram que o são se apresentarem tópicos ou questões que estejam a acontecer no momento.
A ligação pessoal também tem relevância. A análise revelou que a principal razão pela qual uma marca se sente relevante para os utilizadores é o facto de compreender as suas necessidades (45 %). A relevância é ainda impulsionada pela capacidade de uma marca mostrar a sua personalidade (40 %), pelo envolvimento ativo com o seu público online (38 %), e pela promoção de um sentido de comunidade entre os seus seguidores (34 %).
“Os conhecimentos contidos neste relatório permitem aos profissionais de Marketing explorar os valores partilhados e as experiências vividas, para promover ligações duradouras, ressonantes e significativas, e manter as pessoas envolvidas muito para lá das interações conduzidas pelo momento. Estamos entusiasmados por partilhar esta análise e ajudar as marcas a desbloquearem todo o poder da relevância, no atual panorama mediático em rápida evolução”, afirma a Global Head of Business Marketing do TikTok, Sofia Hernandez.
Por seu lado, o Head of Advisory, Americas da WARC, Alexis Wolf, acrescenta: “A relevância é uma ambição que vale a pena perseguir – as marcas que estão dispostas a mergulhar nas suas nuances conseguirão uma conexão mais próxima com os consumidores, que se traduz em resultados comerciais tangíveis. Realizámos este estudo para desmistificar o que significa criar conteúdo relevante em plataformas sociais e de vídeo, bem como fornecer às marcas etapas claras e acionáveis para alcançá-lo”.
João Bernardo