A maioria dos consumidores está mais consciente do seu impacto ambiental

O estudo é da Escolha do Consumidor.

A maioria dos consumidores estão mais conscientes do seu impacto ambiental

De acordo com um estudo realizado pela Escolha do Consumidor, com o objetivo de compreender os hábitos de consumo sustentáveis, a maioria das pessoas está atenta a este tema, algo que já é mais do que uma tendência, sendo já um modo de vida. Isso reflete-se na importância que dão ao impacto dos seus comportamentos e das empresas rumo à sustentabilidade.

Uma grande parte dos inquiridos, cerca de 86%, revela que está disposta a mudar os seus hábitos de consumo para opções mais sustentáveis. Quando questionados sobre quais as medidas sustentáveis com maior relevância, a reciclagem, a poupança de água, a redução do consumo de plástico descartável e a aposta em energias renováveis surgem em destaque.

No que diz respeito às caraterísticas mais importantes no momento de compra, a qualidade e a credibilidade dos produtos ou serviços sustentáveis são os fatores que mais se destacam. Porém, apesar do interesse generalizado dos consumidores em práticas, produtos ou serviços sustentáveis, o estudo indica que, para 76% dos consumidores, o preço é uma variável que pesa na decisão de compra e apenas 17% está disponível a pagar mais.

Em relação às empresas, todos os participantes referem que é muito importante ou importante que elas adotem medidas sustentáveis. A adoção destas práticas traz benefícios evidentes para as empresas, tendo em conta que 71% dos consumidores veem estas ações como uma vantagem competitiva. Paralelamente, 71% dos consumidores consideram que apenas algumas empresas estão a implementar práticas sustentáveis.

“Vivemos um novo paradigma onde, para as empresas, em cima do crescimento económico, se procura que as pessoas estejam primeiro, assim como exercitar uma procura sem fim para reduzir a nossa pegada ambiental”, refere o conselheiro das Nações Unidas, fundador & CEO da Global Solutions, Pedro Mateus das Neves. “Os ODS são um roteiro e uma nova linguagem que nos orienta a todos como empresários, gestores e cidadãos para o bem comum”, conclui.

Segunda-feira, 22 Maio 2023 17:08


PUB