A opinião de… Ana Barbosa, da IKEA Portugal

A sustentabilidade é responsabilidade de todos

A opinião de.. Ana Barbosa, da IKEA Portugal

Na IKEA, acreditamos que pequenas mudanças fazem uma grande diferença. O mundo está a mudar, e muitos de nós querem viver de forma mais sustentável, sem comprometer o futuro. Mas sabemos que nem sempre é fácil dar o primeiro passo. Por isso, temos como ambição tornar a sustentabilidade acessível e simples para todos.

Procuramos fazer mais com menos, utilizando os recursos de forma consciente e desenvolvendo soluções que criem um melhor dia a dia para a maioria das pessoas. Seja através do design dos nossos produtos, da escolha de materiais renováveis e reciclados, ou da forma como operamos as nossas lojas, cada decisão tem impacto.

Hoje, trabalhamos ativamente para reduzir emissões de CO2 e ficamos muito felizes por ver resultados palpáveis. Entre 2016 e 2024, o Grupo Ingka, do qual a IKEA Portugal faz parte, reduziu a pegada carbónica em 30,1 % (scopes 1, 2 e 3), em valores absolutos. Nesse mesmo período, o negócio cresceu mais de 23 %. A prova de que é possível dissociar o crescimento do negócio, do crescimento das emissões. Mas sabemos que não basta e temos metas ambiciosas. Por isso, mantemos o compromisso de aumentar o uso de materiais reciclados e renováveis, otimizar o consumo de energia, repensando a forma como usamos a energia ao apostar em fontes renováveis e soluções mais eficientes, e promover cada vez mais a economia circular, em colaboração também com os nossos clientes.

Em Portugal, temos sido pioneiros em iniciativas sustentáveis. Não utilizamos combustíveis fósseis nas nossas operações diárias, toda a eletricidade que usamos é 100 % renovável e mais de metade das nossas entregas de mercadoria em casa dos clientes já são feitas com veículos elétricos. Além disso, o nosso Parque Eólico no Pisco, na Beira Alta, gera energia suficiente para abastecer cerca de 30 lojas IKEA, garantindo um impacto positivo a longo prazo.

Mas a sustentabilidade não é só ambiental. É também social. Acreditamos que uma sociedade mais justa contribui para uma vida melhor e, por isso trabalhamos para garantir igualdade, diversidade e inclusão, dentro e fora da IKEA. Desde o apoio às comunidades vulneráveis através de projetos que visam proporcionar habitações dignas e seguras até ao trabalho com os nossos parceiros, queremos trazer mudanças positivas às pessoas com quem nos cruzamos.

O nosso compromisso também passa por inspirar e facilitar mudanças no dia a dia das pessoas. Um exemplo disso é a nossa iniciativa “Uma sexta-feira de cada vez”. Todas as sextas-feiras, procuramos relembrar e facilitar o acesso a soluções mais sustentáveis, oferecendo benefícios em produtos que nos ajudam a poupar recursos ou que foram produzidos com materiais reciclados, opções vegetarianas nos nossos restaurantes e condições especiais no serviço de recompra de produtos usados. O objetivo é simples: mostrar que, com pequenas mudanças no nosso dia a dia, todos podemos contribuir para um futuro melhor.

Olhamos para o futuro com ambição e otimismo. Queremos fazer a transição para um negócio circular. Queremos continuar a reduzir a pegada carbónica, aumentar a eficiência energética, promover a mobilidade sustentável e incentivar novos hábitos de consumo.

Só temos um planeta, a casa que todos partilhamos. Estamos empenhados em fazer a nossa parte no combate aos desafios ambientais globais, incluindo as alterações climáticas, a perda de biodiversidade e a escassez de água.

E acreditamos no poder da colaboração e urgência. Temos de atuar agora. Juntos.

Ana Barbosa, responsável de Sustentabilidade da IKEA Portugal

Quarta-feira, 11 Junho 2025 08:16


PUB