Há muito tempo que a sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência e passou a ser um imperativo para as organizações – pelo menos, para as que se preocupam com o futuro do planeta. Para nós, na Luís Simões, este conceito é um pilar verdadeiramente estratégico, que guia as nossas ações e metas para os próximos anos. Mais do que um compromisso, é uma responsabilidade que assumimos perante as gerações futuras e o setor onde operamos.
Por exemplo, entre os nossos objetivos temos a redução em mais de 50% das emissões diretas de CO₂ no período 2021-2032 e a redução em 35,6 % das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) de Âmbito 3 associadas a combustíveis, energia, transporte e distribuição por tonelada-quilómetro (uma redução absoluta de 9%). Estas metas ambiciosas, validadas pela Science-Based Target Initiative (SBTi), reforçam o nosso compromisso com uma economia mais verde e responsável.
Para as poder concretizar, desenvolvemos um plano abrangente que integra soluções inovadoras no setor do transporte e logística. Uma delas é a implementação de veículos que nos ajudam a reduzir o impacto quotidiano da nossa atividade, como os duotrailers e os veículos euromodulares.
Os duotrailers permitem o transporte simultâneo de dois reboques, duplicando a capacidade de carga dos veículos convencionais e reduzindo até 25 % as emissões de CO2. Quando aliados à utilização de combustíveis renováveis, como o HVO, esta redução pode atingir 90%. Atualmente, contamos com sete unidades em operação no mercado ibérico, com planos para chegar a 20 unidades durante este ano de 2025. Os veículos euromodulares, por sua vez, aumentam a eficiência do transporte, permitindo reduzir em 30 % as emissões de GEE por tonelada transportada.
Para além disso, fazemos uma aposta clara numa frota jovem, com uma idade média de 4.6 anos, continuamente renovada para garantir maior eficiência e menor impacto ambiental. No que respeita aos veículos atribuídos a colaboradores, também estamos a expandir a utilização de elétricos e híbridos, prevendo que representem 50 % nos próximos cinco anos.
Na área da Logística, apostamos na eficiência energética dos nossos centros, certificados para garantirem operações mais sustentáveis. A instalação de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo em vários deles reflete o esforço para reduzir a dependência de fontes não renováveis e mitigar o impacto ambiental das nossas atividades.
Em suma, na Luís Simões reconhecemos que a sustentabilidade é um fator determinante, tanto para a preservação do planeta, como para garantir a competitividade no mercado, à medida que o mundo evolui. As iniciativas que implementamos são o reflexo da nossa visão estratégica, mas também de uma responsabilidade partilhada que as organizações deveriam assumir. Acreditamos que, ao liderarmos pelo exemplo, podemos inspirar outras organizações, promovendo um futuro sustentável para todos.
A sustentabilidade não é um destino final, mas sim um caminho diário. Estamos determinados a trilhar este percurso com inovação, responsabilidade e compromisso, contribuindo ativamente para a transformação positiva do setor e da sociedade.
Cláudia Simões, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Luís Simões