A sustentabilidade é um valor central para a Tetra Pak e a nossa abordagem integrada reflete o conhecimento e a experiência que temos, reforçados com inovação, desenvolvimento de tecnologia e parcerias para tornar os alimentos seguros e disponíveis em todos os lugares do mundo. Além disso, temos um objetivo muito particular de criar a embalagem de cartão mais sustentável do mundo, feita a partir de materiais renováveis ou reciclados de origem responsável, neutra em carbono e com total garantia de segurança alimentar.
Portugal foi pioneiro numa importante validação tecnológica realizada a nível global, no final de 2023, através do lançamento de uma embalagem de cartão para bebidas assética, em parceria com a Lactogal, com uma barreira à base de papel. Feita com, aproximadamente, 80 % de cartão, esta solução aumenta o conteúdo renovável para 90%, reduz a sua pegada de carbono em um terço (33 %) e foi certificada como Neutra em Carbono pela Carbon Trust.
Outra inovação, apresentada no final do ano passado, foi a embalagem Tetra Brik Aseptic, que utiliza polímeros reciclados certificados provenientes da reciclagem de embalagens de cartão para bebidas usadas. Neste caso, colaborámos com o maior grupo de laticínios do mundo, a Lactalis. Com certificação do ISCC PLUS, estes polímeros reciclados são provenientes do processo de reciclagem de embalagens de cartão para bebidas usadas, em Espanha, e atribuídos a novas embalagens, não comprometendo a sua qualidade, a segurança alimentar ou quaisquer outros atributos, o que demonstra o potencial de circularidade dos materiais.
Em 2015, a Tetra Pak já tinha sido a primeira empresa do setor a introduzir uma embalagem totalmente fabricada com materiais renováveis de origem vegetal: cartão, que hoje é proveniente de madeira de florestas com certificação FSC e de outras fontes controladas, e plástico, produzido a partir da cana-de-açúcar certificada pela Bonsucro.
Durante os próximos cinco a dez anos, a Tetra Pak pretende investir 100 milhões de euros, anualmente, para atingir o objetivo de manter recursos de qualidade em circulação e reduzir a dependência da indústria de materiais virgens de origem fóssil. Em Portugal, também temos vindo a trabalhar na promoção do aumento das taxas de reciclagem, uma vez que continuamos a registar números abaixo da média europeia. Este trabalho é feito através de várias campanhas, como iniciativas para crianças em idade escolar e respetivas comunidades educativas ou a ação solidária Reciclar Alimenta, que incentiva a colocação de embalagens no ecoponto amarelo para, juntos, doarmos refeições a organizações que trabalham com as comunidades mais vulneráveis do nosso país.
Ingrid Falcão, Sustainability Manager da Tetra Pak Ibéria