No atual contexto global, onde os desafios ambientais e sociais se tornam cada vez mais prementes, é fundamental preparar as organizações para verdadeiramente assumir a sustentabilidade como parte integrante da sua estratégia. A MCA destaca-se precisamente por esta abordagem, demonstrando que é possível conciliar o crescimento empresarial com um impacto positivo na sociedade e no ambiente.
A sustentabilidade não é um mero valor para a MCA. Temos um compromisso sólido e ativo, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, materializados em ações concretas e mensuráveis, que vão muito além da retórica corporativa.
Um dos aspetos mais notáveis é o efetivo redirecionamento da atividade do Grupo para as energias renováveis. A implementação de projetos solares fotovoltaicos em Angola, onde se inclui o maior projeto fotovoltaico na África Subsariana exemplificam perfeitamente esta visão de futuro. Estas iniciativas não só contribuem para a redução da pegada de carbono da empresa, como também promovem a transição energética nos países onde operamos.
A economia circular é outro pilar fundamental da estratégia de sustentabilidade do Grupo. Através do desenvolvimento de biocombustíveis avançados em Portugal, estamos a converter resíduos em valor através dos projetos que desenvolvemos nos setores dos biocombustíveis avançados e do biogás. Na MCA, acreditamos verdadeiramente no uso eficiente dos recursos naturais. Ao dar uma segunda vida aos materiais usados, pretendemos contribuir não só para a longevidade do nosso planeta, mas também para a criação de oportunidades de negócio valiosas.
A MCA desenvolve ações basilares para o impacto social do Grupo, evidenciado pelos projetos que implementa em Angola e que promovem a contratação e formação de talento local nas diversas geografias de atuação, mas também através de uma forte aposta em responsabilidade social tanto a nível nacional como internacional. Neste âmbito, destacaria o projeto Re-cycle que reaproveita paletes utilizadas no transporte de painéis solares, transformando-os em mobiliário que já está a equipar instituições de saúde e de educação carenciadas. No total, já foram reaproveitadas mais de 70 toneladas de madeira.
A criação de uma Comissão de Sustentabilidade específica, o desenvolvimento do Relatório Integrado de acordo com as normas de reporte internacionais e a integração de práticas sustentáveis e de compliance em toda a cadeia de valor demonstram que a sustentabilidade não é um projeto isolado, mas sim um elemento central da corporate governance do Grupo MCA.
Desta forma, estabelecemos como objetivo ser um exemplo internacional de referência de como as empresas devem atuar para crescer enquanto são agentes de mudança positiva, contribuindo para um futuro mais sustentável e equitativo. Trabalhamos diariamente com responsabilidade e transparência para honrar o compromisso com a sustentabilidade, que não é apenas uma declaração de intenções, mas sim uma realidade demonstrada através de ações concretas e resultados claros e visíveis.
João Pedro Pereira, Senior Head of Strategy, Innovation & Sustainability do Grupo MCA