A opinião de… John Blandy, da PortoBay

Turismo é um luxo, a sustentabilidade do planeta não é

A opinião de… John Blandy, da PortoBay

O setor hoteleiro é uma peça essencial do turismo, um dos pilares da economia global. O consumo elevado de recursos, a produção de resíduos e a pegada de carbono associada às operações são hoje desafios que não podem ser ignorados. Para uma cadeia hoteleira que se destaca pelo compromisso com a excelência, a sustentabilidade deve ser uma prioridade estratégica que harmonize a hospitalidade com a responsabilidade ambiental.

Uma das práticas fundamentais que implementámos e reforçamos é a eficiência energética. A substituição gradual de sistemas de iluminação por LED e a instalação de painéis solares para aquecimento de água ou geração de energia são medidas que não só reduzem custos a longo prazo, como também diminuem significativamente a pegada ecológica. De referir que sempre que temos de substituir equipamentos usados temos o cuidado de os trocar por outros de maior eficiência energética.

No entanto, a sustentabilidade não se resume à energia. A gestão da água é igualmente crucial. A instalação de dispositivos redutores de fluxo em torneiras e chuveiros acabam também por contribuir para a redução do consumo de água, principalmente num setor onde este recurso é intensamente utilizado.

Outro eixo essencial é a gestão de resíduos como, por exemplo, a implementação de sistemas de reciclagem em todas as áreas, incluindo para hóspedes. De salientar a importância do trabalho contínuo no sentido de reduzir o desperdício alimentar e o recurso à digitalização de processos para reduzir o consumo de materiais, também como forma de sermos mais sustentáveis na nossa operação.

Uma prática de destaque é também a promoção do turismo responsável e local. Ao privilegiar fornecedores locais e produtos sazonais nas nossas ofertas gastronómicas, não só fortalecemos a economia das comunidades onde operamos, mas também reduzimos o impacto ambiental do transporte de mercadorias. Além disso, podemos criar experiências que incentivem os hóspedes a explorar a cultura, a história e a biodiversidade locais de forma sustentável.

Na vertente social apoiamos comunidades locais onde as nossas unidades se inserem, tanto em projetos e instituições de solidariedade social, como com iniciativas nas áreas da educação e cultura.

Por fim, a sustentabilidade é também uma questão de educação e envolvimento. Sensibilizar os colaboradores para a adoção de práticas ecológicas no dia a dia é tão importante quanto oferecer informação clara e acessível aos hóspedes sobre como podem contribuir para a preservação ambiental durante a sua estadia.

Acreditamos que é possível criar um impacto positivo que transcenda o setor. Ao alinhar o compromisso ambiental com a experiência de luxo, não só correspondemos às expectativas crescentes dos turistas conscientes, como também contribuímos para a construção de um futuro mais equilibrado e responsável. Porque o turismo e a sustentabilidade andam de mãos dadas, pelas nossas operações, pela nossa equipa, pelos nossos hóspedes, pelas nossas comunidades e pelo nosso planeta.

John Blandy, ESGO da PortoBay

Quarta-feira, 02 Abril 2025 09:34


PUB