A opinião de… Jordi Aycart, da Nestlé

A importância da sustentabilidade no trabalho

A opinião de… Jordi Aycart, da Nestlé

Na Nestlé, temos o compromisso de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A criação de valor partilhado está no centro do que fazemos e na vontade de usar a nossa escala, local e global, os nossos recursos e a nossa experiência para contribuir para um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta.

A nossa abordagem à sustentabilidade é abrangente e sustentada nos nossos compromissos, que têm como objetivo fazer avançar sistemas regenerativos em grande escala e de alcançar Net Zero até 2050. Estamos igualmente empenhados em melhorar a reciclabilidade das nossas embalagens, otimizar a gestão da água colocando sempre a qualidade, a segurança e as pessoas em primeiro lugar.

Um exemplo que reflete como a sustentabilidade ganha vida na Nestlé é o NESCAFÉ PLAN. Este é um programa projetado pela Nestlé que arrancou em 2010 com o objetivo de incentivar a agricultura regenerativa, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e melhorar os meios de subsistência dos agricultores produtores de café. Para isso, precisamos que os produtores de café sejam os primeiros a acreditar que esta mudança é fundamental. É necessário formar e capacitá-los, quer do ponto de vista técnico relativamente ao cultivo do café, quer sobre o que significa a agricultura regenerativa e como a pôr em prática. Este tipo de formação é crucial para ajudar os agricultores a adotar práticas que aumentem a produtividade e a sustentabilidade.

No âmbito do programa são plantadas árvores dentro e ao redor dos terrenos onde é cultivado o café de NESCAFÉ que proporcionam áreas de sombra para evitar a exposição excessiva do café ao sol e representando fontes adicionais de receita para os agricultores. São ainda distribuídas plântulas de café de alto rendimento, resistentes a doenças e à seca, para ajudar a rejuvenescer as parcelas de café, aumentar a produtividade e reduzir o uso de agroquímicos.

Outro exemplo é o da marca local BUONDI. Tal como NESCAFÉ, o café utilizado é de origem responsável reconhecido por entidades externas e validados por organizações independentes, como a 4C Services e/ou a Rainforest Alliance, que trabalham em conjunto com auditores locais credenciados para avaliar as práticas de acordo com as normas estabelecidas. A marca BUONDI® também integra várias iniciativas inovadoras, tais como a utilização de mesas e cadeiras feitas de plástico reciclado e reciclável nas suas esplanadas. E, ainda, no programa Café Circular, que incentiva os espaços parceiros a disponibilizar as borras de café de forma gratuita, para que os consumidores possam levar para casa e dar-lhes uma segunda vida.

Jordi Aycart, Head of Safety, Health & Sustainability da Nestlé Iberia

Quarta-feira, 16 Abril 2025 09:42


PUB