A sustentabilidade é tema central da nossa estratégia de desenvolvimento e os CTT têm vindo a reforçar a sua posição nas dimensões ambiental, social e de governança. Os CTT são uma empresa com mais de 500 anos criada com um propósito social, que ainda hoje se mantém, de proximidade às comunidades no território nacional através da comunicação, na altura física e hoje também no digital. Mais recentemente, temos dado especial enfoque à vertente ambiental. Esta posição tem um reflexo progressivamente mais explícito na definição da nossa oferta, em Portugal e em Espanha, e nas nossas práticas quotidianas.
Nos CTT, assumimos um muito exigente compromisso de reduzir a nossa pegada carbónica global em mais de 50 % até 2030 face a 2021, muito suportado na total descarbonização da frota de distribuição até 2030. Atualmente, operamos com mais de 1000 veículos elétricos e 18 centros de entrega 100 % elétricos em todo o país, prática que continuaremos rapidamente a expandir. A par disso, adquirimos 100% da eletricidade que consumimos com origem em energias renováveis.
Apostamos também na produção de energias renováveis para autoconsumo. Fruto de uma parceria estratégia, utilizamos energia produzida em centrais de energia solar instaladas em mais de 40 instalações CTT e o excedente é vendido, pela EDP, às comunidades envolventes a preços reduzidos, usando a capilaridade da nossa rede para reforçar os laços com as comunidades locais.
Sendo os CTT um grande empregador, temos vindo a apostar na promoção da diversidade – assumimos o compromisso de atingir a paridade de género em posições de liderança até 2025 – e em programas de conciliação da vida pessoal e profissional e do bem-estar interno, assim como de capacitação e de desenvolvimento de talento, dedicados aos cerca de 12 mil colaboradores.
Estamos também a investir em iniciativas que conduzam a um impacto positivo nas comunidades envolventes. Além de dedicarmos 1% do EBIT anual ao programa de impacto social, promovemos o envolvimento regular dos colaboradores em ações de voluntariado empresarial e apoiamos populações vulneráveis fazendo uso das nossas competências internas e de negócio.
Estamos focados em alcançar as metas ambiciosas a que nos propusemos e, fruto também da atual pressão regulatória e exigência dos nossos clientes, continuaremos a apostar na inovação e no fortalecimento de parcerias com agentes que partilhem os nossos valores de longo prazo para colocarmos no mercado ofertas cada mais responsáveis.
Maria Rebelo, diretora de Sustentabilidade dos CTT