A opinião de… Paula Amaral, da Bel Portugal

A sustentabilidade no coração da estratégia da companhia e no dos colaboradores

A opinião de… Paula Amaral, da BEL Portugal

Na Bel, temos a sustentabilidade no coração da estratégia da companhia – um modelo de crescimento de negócio baseado em dois eixos: rentabilidade e responsabilidade. O diretor de Impacto da Bel Portugal (que integra as pastas Financeira e Sustentabilidade) tem a responsabilidade por ambos os objetivos complementares e, por vezes, ambíguos. Estamos comprometidos com o Acordo de Paris – visando a contribuição para a neutralidade de carbono, do prado ao prato, em 2050.

Vivemos o tema da sustentabilidade de forma apaixonada e integrada em todos os departamentos da companhia, refletido no nosso modelo de governance, onde cada um dos diretores é também responsável por um grande pilar de atuação. A título de exemplo, a nossa diretora de Inovação e Desenvolvimento é também responsável pelo pilar CSR: embalagem responsável com o compromisso de zero plástico nas embalagens até 2030. Desta forma, temos efeito cascata de informação, envolvimento de vários departamentos e responsabilização de todos.

Diversas iniciativas sustentabilidade já implementadas traduzem-se em impacto positivo para os seus colaboradores:

  • Cultura inclusiva e colaborativa: promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e colaborativo, incluindo a promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão através do programa BELONG
  • Programas de bem-estar e apoio à família: oferta de vários programas que visam garantir o bem-estar dos seus colaboradores. Estas iniciativas ajudam os colaboradores a sentirem-se valorizados e apoiados, contribuindo para um ambiente de trabalho positivo
  • Certificação EFR: a Bel Portugal renovou a sua Certificação EFR (Empresa Familiarmente Responsável) com um nível B+, demonstrando o seu compromisso em ser uma empresa familiarmente responsável. Fomos a primeira empresa FMCG em Portugal a receber esta certificação, em 2015
  • Formação em sustentabilidade: para agirmos, temos de saber mais. Uma parte bastante significativa dos colaboradores (incluindo trabalhadores de fábrica, motoristas) é treinada em tópicos relacionados com a sustentabilidade. Por exemplo, 65 % dos colaboradores foram treinados no Climate Fresk, um workshop focado nas causas e consequências das alterações climáticas
  • Voluntariado corporativo: a Bel Portugal implementou recentemente uma política de voluntariado corporativo (bolsa de 16 horas/ano por colaborador), organiza e incentiva os colaboradores a participarem em serviços comunitários. Em 2024, ultrapassámos as 1200 horas de voluntariado corporativo
  • Feedback e envolvimento dos colaboradores: realizamos inquéritos como o “Your Voice” para recolher feedback dos colaboradores. As altas taxas de participação e envolvimento (87 % e 80 %, respetivamente) são algo que nos deixa orgulhosos e com ferramentas para melhorar no futuro

Estas iniciativas refletem a dedicação da Bel Portugal em integrar a sustentabilidade no seu modelo de negócio e garantir que os seus colaboradores estejam ativamente e positivamente envolvidos. É a melhor forma que encontrámos de dar vida à nossa missão: “Para todos, pelo Bem”.

Paula Amaral, responsável de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Bel Portugal

Quarta-feira, 26 Fevereiro 2025 09:25


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