Alemanha e França líderes em invenções limpas e sustentáveis na UE

A Alemanha e França são os países da União Europeia (UE) que mais publicaram invenções limpas e sustentáveis. Esta é a conclusão do último relatório “Financiamento e Comercialização da Inovação em Tecnologias Limpas”, produzido em parceria entre a Organização Europeia de Patentes (OEP) e o Banco Europeu de Investimento (BEI), no qual se revela que, entre 1997 e 2021, foram publicadas mais de 750 mil invenções para tecnologias limpas e sustentáveis.

Alemanha e França líderes em invenções limpas e sustentáveis na UE

De acordo com o estudo, de 2016 a 2021, as invenções no domínio das tecnologias limpas aumentaram 33 %, com quase 55 mil invenções registadas só em 2021. Já entre 2017 e 2021, os estados-membros da OEP contribuíram com 27 % de todas as invenções de elevado valor no domínio das tecnologias limpas ao nível mundial, tal como indica o número de famílias de patentes internacionais (FPI), sendo Alemanha, França e Reino Unido os principais contribuidores regionais.

No documento, é ainda revelado que mais de 70 % das empresas que patenteiam tecnologias limpas e sustentáveis na UE têm menos de cinco mil trabalhadores. Além disso, apesar de 29 % destas empresas atribuírem prioridade ao mercado nacional, 61 % consideram a UE o seu principal mercado futuro.

“A Europa está na vanguarda da inovação no domínio das tecnologias limpas, e um mercado único plenamente operacional na União Europeia é um catalisador para a sua expansão”, diz a presidente do BEI, Nadia Calviño.

Quarta-feira, 15 Maio 2024 12:36


PUB