Com esta iniciativa, a ANA – Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, compromete-se com a plantação de 100 mil árvores autóctones no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), abrangendo uma dimensão geográfica de 132 hectares. De acordo com a empresa, o projeto tem como finalidade proteger, restaurar, monitorizar e valorizar o capital natural deste território identificado como Reserva da Biosfera. Além das vertentes de reflorestação e de capacitação, prevê-se a certificação no âmbito do Mercado Voluntário de Carbono em Portugal.
Esta iniciativa está integrada no programa “Bioduca”, que promoveu a formação e sensibilização das populações residentes dos municípios de Montalegre e Terras de Bouro, assim como ações de conservação, melhoria e manutenção do património natural. Desta forma, foi possível criar a rede societal necessária para alavancar o projeto “Hectares de Biosfera”.
A Administração da ANA assinou este protocolo com a Casa Comum da Humanidade, o Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês, a Natural Business Intelligence, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membros de organismos de poder local, entidades que também apoiam este projeto. Esta ação integra as prioridades e os compromissos da empresa em alcançar a neutralidade de carbono na sua vasta rede de aeroportos até 2030.
Simão Raposo