De acordo com a Brand Finance, os entrevistados europeus têm 25 % menos probabilidade de concordar que uma marca está comprometida com a sustentabilidade ambiental, sendo que há 26 % menos probabilidade de concordar com a sustentabilidade social e 22 % menos hipótese de concordar com a governança em comparação com os entrevistados não-europeus.
Quando estes resultados são organizados por países, os suíços destacam-se como os mais céticos, com 23 % discordando que as insígnias estão comprometidas com a sustentabilidade ambiental, seguidos pelos entrevistados na Holanda (21 %), Dinamarca (20 %) e Noruega (20 %).
“A pesquisa da Brand Finance mostra consistentemente que as percepções das marcas corporativas variam significativamente entre as regiões, sendo a sustentabilidade uma área-chave em que os consumidores europeus estabelecem um padrão mais alto”, afirma o diretor de Estratégia e Sustentabilidade, Rob Haigh. “As alegações de sustentabilidade devem ser sempre genuínas e apoiadas por práticas reais, mas isso é particularmente verdadeiro na Europa, onde qualquer greenwashing real ou percebido provavelmente será exposto mais rapidamente”, explica.
Estes dados resultam de um inquérito a mais de mais de 150 mil entrevistados em 16 mercados europeus e 24 não-europeus.
Simão Raposo