O Entama surge com o objetivo de estimular a economia local, fomentar a criação de emprego, promover a igualdade de oportunidades e contribuir para a fixação da população em áreas de menor densidade populacional. O programa pretende, assim, ser um motor de transformação das comunidades locais, através da promoção do empreendedorismo alinhado com valores como a valorização dos recursos locais, o turismo sustentável, novos serviços locais e soluções inovadoras, e transição energética. A intenção do Entama é apoiar projetos que se destaquem pela sua “viabilidade, sustentabilidade e impacto positivo” no território, com financiamentos que podem ir até os 20 mil euros por projeto.
Além do apoio financeiro, disponibiliza uma plataforma online que permite aos candidatos submeter as suas propostas, aceder a recursos e estabelecer parcerias com outros empreendedores locais, promovendo uma “comunidade ativa de inovação e colaboração”. Criado pela EDP em Espanha, esta ação já impulsionou 56 projetos com mais de 600 mil euros de investimento em regiões como as Astúrias e Cádis, e em áreas como o turismo sustentável, a valorização de produtos locais e a gestão de resíduos.
As candidaturas já se encontram abertas e decorrem até ao dia 4 de julho, sendo os projetos selecionados anunciados a 15 de setembro, com implementação prevista ao longo de 2026.
Simão Raposo