Este prémio surge com o intuito de apoiar projetos de desenvolvimento pessoal e social para uma vida mais autónoma, promovendo a capacitação para as atividades da vida diária, a participação social e a educação inclusiva. A sua prioridade é promover o acesso deste grupo social ao mercado de trabalho, especialmente das mulheres, dado o seu maior risco de incorrerem em situações de vulnerabilidade.
Em 2024, o Prémio Capacitar apoiou 28 projetos, que estão a contribuir para melhorar a vida de cerca de 2700 beneficiários. Entre os projetos em desenvolvimento estão: negócios sociais; a criação de um centro de apoio psicossocial; a prestação de serviços de apoio domiciliário integrado; a criação de casas de autonomia; e a promoção de atividades desportivas, artísticas e de desenvolvimento pessoal. Desde o lançamento em 2010, foram premiados 335 projetos no valor de cerca de 10,9 milhões de euros, beneficiando cerca de 52.000 pessoas.
Para apoiar as entidades no processo de candidatura, vai ser realizada uma sessão de esclarecimento no dia 20 de maio. O processo de candidaturas termina a 16 de junho.
Simão Raposo