Este setembro foi o mais quente de sempre

2023 fica marcado pelo ano que teve o mês de setembro mais quente desde que há registos. Esta situação dá continuidade a uma série de meses com temperaturas recorde.

Este mês de setembro foi o mês mais quente de sempre

De acordo com o Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas Copernicus, implementado pelo Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, este período registou uma temperatura média à superfície de 16,38ºC. Este valor foi 0,5ºC superior à temperatura do anterior mês de setembro mais quente, em 2020, e cerca de 1,75ºC mais quente em comparação com o período de referência pré-industrial, entre 1850 e 1900.

“Desde junho, o mundo tem registado um calor sem precedentes em terra e no mar. As anomalias de temperatura são enormes – muito maiores do que tudo o que alguma vez se viu no passado. A extensão do gelo marinho de inverno na Antártida foi a mais baixa de que há registo para esta época do ano”, afirma o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Petteri Taalas. “O que é especialmente preocupante é que o fenómeno de aquecimento El Niño ainda está a desenvolver-se, pelo que podemos esperar que estas temperaturas recorde continuem durante meses, com impactos em cascata no nosso ambiente e na nossa sociedade”, acrescenta.

Terça-feira, 17 Outubro 2023 21:29


PUB