Inovar para um planeta melhor

A sustentabilidade é uma prioridade para a LG, tanto a nível internacional como local, há mais de 25 anos, garante o Marketing Director em Portugal, Hugo Jorge, que salienta, a título de exemplo, a implementação de sistemas de gestão ambiental ao longo do ciclo de vida dos produtos, desde o desenvolvimento até ao fim da sua utilização, de forma a reduzir a pegada ambiental da empresa e, assim, criar um sistema de gestão e um portefólio que assegurem um ambiente melhor.

“Atualmente, contamos com uma filosofia renovada adaptada aos desafios do presente e do futuro. Falo, concretamente, da Gestão ESG, que passou, por exemplo, pela criação de uma equipa dedicada e estabelecimento de objetivos efetivos de médio e longo prazo”, refere. Neste âmbito, frisa que, no compromisso da LG para com a sustentabilidade expresso no desígnio “pensar global, agir local”, se destaca a inovação, caraterística presente em todos os processos desenvolvidos pela empresa, passando a dar dois exemplos práticos. Sobre o primeiro, diz que uma das maiores inovações da marca surge no momento da produção dos equipamentos eletrónicos, com uma forte política de eco design a nível mundial, o qual pressupõe um processo de montagem executado de modo a que o desmantelamento permita a reciclagem de grande parte dos componentes, bem como às embalagens. Paralelamente, em Portugal, a LG tem vindo a desafiar a sociedade a repensar a sua atitude perante o lixo eletrónico. “Este é um tema fundamental, já que o consumo desenfreado de tecnologia é totalmente proporcional ao lixo eletrónico produzido e apenas 15 a 20% deste é reciclado a nível mundial”, sublinha. Recorde-se que, após a iniciativa Zero Carbon 2030, a empresa anunciou a transição completa para energia renovável até 2050, sendo que as instalações fabris da LG fora da Coreia do Sul deverão converter 50% das suas necessidades energéticas em energia renovável nos próximos três anos, assim como proceder à redução efetiva das emissões de gases com efeito de estufa na fase de utilização da maior parte dos seus produtos até 2030. “Alcançar estes objetivos a nível global tem exigido uma estratégia diversificada, incluindo a instalação de eficientes módulos solares, estabelecer contratos de compra de energia que permitem às empresas adquirir eletricidade diretamente aos fornecedores, utilizar Renewable Energy Credit e participar no programa Green Premium na Coreia do Sul para comprar energia limpa”, esclarece. No mercado nacional, a empresa estabeleceu uma parceria, já de vários anos, com a ERP Portugal, que se estende a diversos projetos de alerta para a problemática do lixo eletrónico, como a Geração Depositrão e o Reciclar É Um Festival, e que deu origem às duas edições do e-Waste Summit, o primeiro encontro de análise do panorama português de gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, do e-Waste Open Innovation junto das start-ups e dos podcasts e-Waste Talks, entre muitos outros projetos de sensibilização.

Segunda-feira, 30 Maio 2022 13:55


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