Este prémio pretende reconhecer os projetos “mais relevantes e impactantes” no domínio da sustentabilidade no retalho, distinguindo os esforços desenvolvidos pelas empresas do setor na promoção de um futuro mais sustentável. Para se conseguir apurar os vencedores, são valorizados critérios como: a inovação, o impacto ambiental e social, a aplicabilidade, a coerência estratégica, e a mobilização de parceiros e consumidores.
O júri que avalia os candidatos é composto por: o Country Manager da LPR Portugal, Hugo Silva; a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Isabel Trigo Morais; o presidente da Assembleia Geral da APLOG, Raul Magalhães; o diretor-geral da Centromarca, Pedro Pimentel; o diretor executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães; a Country Manager da Adecco, Alexandra Andrade; e o diretor da Grande Consumo, Bruno Farias. Estes jurados destacaram as práticas “inovadoras e consistentes” das três organizações, representativas de diferentes áreas do setor, “mas unidas por um compromisso real” com a sustentabilidade, a circularidade e a mitigação dos seus impactos ambientais.
No que diz respeito aos vencedores, o Lidl Portugal destacou-se pelo seu “compromisso estrutural” com a sustentabilidade e pela rapidez de implementação de boas práticas internacionais em Portugal. Entre as medidas adotadas, destacam-se: a promoção da mobilidade elétrica, a produção própria de energia solar e a aposta em lojas ecoeficientes, a integração da sustentabilidade no relacionamento com fornecedores, e a “educação” do consumidor final.
Já a Worten foi premiada pelo seu “pioneirismo” no combate aos resíduos eletrónicos, com uma atuação “consistente e de forte impacto social”, iniciada antes da legislação nacional. Algumas das ações relevadas foram: o programa Worten Transforma, a sua rede nacional de recolha de REEE com parceiros licenciados, o reaproveitamento de materiais para mobiliário e novas lojas, entre outras.
Por fim, a Too Good To Go foi galardoada pela “escalabilidade, simplicidade e impacto direto” na redução da pegada carbónica no setor alimentar. Através da sua atuação, já foi possível salvar mais de quatro milhões de refeições em Portugal e desenvolver campanhas de sensibilização “inovadoras”; e a sua plataforma digital “promove mudanças de comportamento em larga escala”.
Simão Raposo