Mais de 80 % dos portugueses desconhece a sua produção anual de resíduos eletrónicos

A maioria dos europeus não está consciente do impacto dos resíduos eletrónicos, uma vez que a produção mundial de lixo eletrónico aumenta cinco vezes mais depressa. A conclusão é de um estudo realizado pela Swappie, empresa especializada na compra e venda de iPhones recondicionados. A Country Manager em Portugal, Luísa Vasconcelos e Sousa, afirma que “é importante aumentar a sensibilização para os resíduos e os seus efeitos prejudiciais ao nosso planeta”. 

Mais de 80% dos portugueses desconhece a sua produção anual de resíduos eletrónicos

De acordo com o relatório, mais de metade dos inquiridos (52 %) não tinha conhecimento do aumento previsto de 75 milhões de toneladas métricas de resíduos eletrónicos até 2030, o que equivale a descartar mil computadores portáteis por segundo. Além disso, apenas um quarto dos participantes estimou corretamente a sua produção anual de resíduos eletrónicos, que alcança os 20 quilos por pessoa. Já em relação às emissões carbónicas produzidas ao longo do ciclo de vida de um iPhone, apenas 23 % identificaram com exatidão o valor, que se fixa, aproximadamente, em 82 kg de CO₂.

Contudo, apesar da falta de sensibilização para esta temática, o estudo destaca que a maioria das pessoas manifestou uma preocupação significativa com a sua pegada de carbono e o impacto ambiental. Segundo os dados divulgados, cerca de 51 % dos inquiridos classificaram a sua apreensão como cinco, numa escala de um a cinco, indicando níveis elevados de preocupação com a sua pegada ambiental pessoal. 

“Ainda que seja evidente o forte desejo entre os consumidores de fazerem escolhas mais informadas para atenuar o seu impacto no ambiente, a responsabilidade não fica por aqui”, declara a Country Manager da Swappie em Portugal, Luísa Vasconcelos e Sousa.

Terça-feira, 23 Abril 2024 23:45


PUB