Num contexto de crescente envelhecimento da população em Portugal, onde os seniores representam 24 % da população, o BPI e a Fundação ”la Caixa” juntam-se para apoiar respostas sociais dirigidas à promoção do envelhecimento ativo e saudável e à prevenção de situações de fragilidade. Desde o lançamento, em 2013, até 2024, o Prémio Seniores distinguiu 365 projetos, no valor de 10,3 milhões de euros, beneficiando cerca de 75 mil seniores em situação vulnerável.
No que diz respeito à ultima edição, foram apoiadas 39 candidaturas, que estão a contribuir para melhorar a vida de 2.766 beneficiários. Entre os premiados estão iniciativas para ajudar em áreas prioritárias como: os serviços domiciliários, atividades artísticas e culturais, capacitação de cuidadores, literacia digital, promoção e prevenção em saúde, criação de redes de apoio voluntário e sessões terapêuticas.
Para apoiar as entidades no processo de candidatura, vai ser realizada uma sessão de esclarecimento no dia 11 de abril. O processo de candidaturas termina a 12 de maio.
Simão Raposo