Para ser possível integrar o S&P Global Sustainability Yearbook, os membros são selecionados com base na sua pontuação na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa do S&P Global 2024 ou CSA Score. Para serem listadas, as empresas devem estar entre as 15 % melhores do seu setor e atingir uma pontuação CSA dentro de 30 % das organizações com melhor desempenho do seu setor.
A Sonae, a fim de aplicar as suas políticas de sustentabilidade, assenta a sua estratégia em cinco pilares estratégicos: gerir com critérios ambientais, sociais e de governança (ESG); acelerar a descarbonização; valorizar a biodiversidade e a água; promover a circularidade; e potenciar o desenvolvimento humano.
A empresa pretende liderar através de uma gestão “responsável, ética e transparente”, privilegiando requisitos ambientais, sociais e de governança nas tomadas de decisão. Um dos exemplos é garantir cadeias de abastecimento social e ambientalmente responsáveis, através da avaliação dos seus fornecedores e parceiros com base em critérios ESG.
Outra das metas estabelecidas é o compromisso de alcançar a neutralidade carbónica das operações até 2040 e de agir para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa na sua cadeia de valor. A Sonae está, também, a apostar na circularidade dos seus negócios, promovendo novos modelos de produção e consumo, em que os resíduos e a poluição são progressivamente eliminados, e a vida dos produtos e materiais é prolongada.
A estratégia de sustentabilidade também dá uma atenção especial às pessoas, tendo como objetivo potenciar o desenvolvimento humano. Por essa razão, o grupo pretende garantir um ambiente de igualdade, inclusão, diversidade e bem-estar. No que toca às comunidades locais, a Sonae pretende fomentar a sua resiliência e autonomia, através de projetos como: o Prémio Sonae Educação, a liderança do programa europeu R4E, a aceleração do programa nacional PRO_MOV e a iniciativa NCN – New Career Network, focados na requalificação para os empregos do futuro.
Simão Raposo