A Sonae dá Fuel à reciclagem

A Sonae lança uma campanha de sensibilização, em conjunto com a agência Fuel, para promover a redução do uso de plástico. Sob o mote “Falhar foi só o início”, a comunicação destaca o progresso da empresa, que aumentou a taxa de reciclabilidade das embalagens de plástico de marca própria de 72 para 91 %, entre 2019 e junho de 2025.

A Sonae dá Fuel à reciclagem

O diretor de Marca e Comunicação, Daniel Fonseca, explica que, com esta iniciativa, a marca quer ser transparente, assumindo que ainda não se chegou tão longe como foi ambicionado, mas que tem de reconhecer o trabalho de “inovação, agilidade e criatividade” que levaram a este progresso. Além disso, acredita que serve também como apelo para a mobilização, quer da cadeia de valor para ultrapassar as limitações existentes, quer da sociedade para realizar corretamente a reciclagem. “Só com o envolvimento de todos conseguiremos ultrapassar as barreiras tecnológicas, operacionais e culturais para, como País, liderarmos este movimento”, observa.

A taxa de reciclabilidade das embalagens de plástico em produtos de marca própria tem vindo a ser reconhecido por instituições a nível nacional e internacional, como é o caso da Fundação Ellen MacArthur, que destacou a performance da MC entre “os melhores retalhistas a nível global na utilização responsável dos plásticos”.

De forma a cumprir a ambição de atingir os 100 %, a Sonae tem vindo a apostar em campanhas de sensibilização dos consumidores e a trabalhar com instituições como a Sociedade Ponto Verde e a Smart Waste, bem como com parceiros na indústria, para encontrar soluções de design circular e materiais alternativos sustentáveis

Esta publicidade vai estar presente em suportes offline e digitais, procurando também promover um maior envolvimento dos consumidores na correta separação das embalagens, de forma a superar algumas das atuais barreiras.

Simão Raposo

Terça-feira, 23 Setembro 2025 10:56


PUB