A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Greenvolt Comunidades, prevê que 36 postos de gestão direta da Moeve, equipados com produção fotovoltaica, passem a produzir e partilhar energia renovável com as comunidades onde se inserem.
Atualmente, 11 postos integram oito Comunidades de Energia ativas, permitindo a partilha estimada de 88 MWh de energia renovável por ano e beneficiando aproximadamente 110 famílias, que passam a consumir energia limpa e mais barata.
À medida que o projeto avançar, serão integrados mais 25 postos, distribuídos por 19 novas Comunidades de Energia. A previsão é que, quando o projeto estiver plenamente implementado, vai permitir a partilha de cerca de 330 MWh de energia renovável por ano. Este valor é o suficiente para beneficiar aproximadamente 400 agregados. Além dos 36 postos produtores, outros 29 vão consumir energia renovável produzida localmente, reforçando a utilização de energia limpa em toda a rede.
A CEO da marca em Portugal sublinha que, ao integrar os postos de abastecimento neste modelo, está a demonstrar que infraestruturas existentes podem assumir um novo papel na produção e partilha de energia renovável, contribuindo para acelerar a descarbonização e aproximar a energia das comunidades. “A transição energética só será verdadeiramente bem-sucedida quando conseguir chegar às pessoas”, diz Isabel Gorgoso.
Já o CEO da Greenvolt Group acredita que a transição energética exige uma abordagem cada vez mais colaborativa entre empresas de diferentes áreas do setor energético. João Manso Neto considera que esta parceria ilustra esta lógica porque permite transformar uma infraestrutura de grande escala e presença territorial num “verdadeiro contributo” para a transição energética, com benefício direto para as comunidades locais.
Simão Raposo

