A Tetra Pak e a SPV premeiam a reciclagem

A Tetra Pak, em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV), promove a terceira edição do concurso “Melhor Desempenho. Mais Reciclagem”. Esta iniciativa tem o objetivo de incentivar a recolha de embalagens de cartão para alimentos líquidos e de as encaminhar para a reciclagem.

A Tetra Pak e a SPV premeiam a reciclagem

Dirigido aos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), em Portugal continental e nas ilhas, o “Melhor Desempenho. Mais Reciclagem” vai avaliar e premiar os seus desempenhos em 2025. Esta análise será feita tendo em conta duas categorias: SGRU Continente e SGRU Ilhas. Para cada uma delas, serão atribuídos dois prémios, tendo em conta o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) retomadas, face ao ano de 2024, e a maior recolha per capita, este ano.

Cada um dos quatro premiados irá receber cinco mil euros. Este valor deverá ser investido em atividades que promovam o aumento da recolha de ECAL, como a realização de campanhas de comunicação e sensibilização ou a aquisição de equipamento. Caso exista o mesmo vencedor nos dois critérios, os prémios não são cumulativos, sendo entregue à segunda entidade que apresente os melhores números.

A Sustainability Manager da Tetra Pak, Ingrid Falcão, apela ao sentido de comunidade de todos, tendo em conta que o trabalho dos SGRU depende do esforço coletivo em reciclar mais as embalagens que se utiliza diariamente. A responsável adianta que este concurso tem registado “resultados consistentes de crescimento” e, este ano, vai ser premiado o maior número de entidades desde a primeira edição, em 2021.

Já a CEO da SPV, Ana Trigo Morais, acredita que este projeto reforça a colaboração entre a organização e os seus clientes e parceiros, nomeadamente os SGRU, um trabalho que “é essencial” quando existe o objetivo de “aumentar de forma significativa” a recolha de recicláveis no País. Considera ainda que é necessário continuar este caminho, mas também o investimento na proximidade às comunidades locais, “que tem de se traduzir na prestação de um melhor nível de serviço aos cidadãos, para que haja mais deposição seletiva e posterior recolha de embalagens”.

Este concurso decorre até ao final do ano, sendo que não é exigida qualquer inscrição. Os resultados serão divulgados até ao fim de fevereiro de 2026.

Simão Raposo

Quarta-feira, 19 Março 2025 09:07


PUB