De acordo com a Ballistic Arts, o primeiro passo para uma marca construir a sua estratégia de marketing sustentável consiste em alinhar os seus objetivos com a responsabilidade social e ambiental, pensando além do lucro e priorizando práticas éticas e o impacto a longo prazo. Posteriormente, no momento de avaliar as suas práticas sustentáveis, deve ter em conta métricas como as contribuições de compensação de carbono e a redução do uso de recursos. Dessa forma, é possível garantir que as estratégias são eficazes e alinhadas com os valores do seu público.
Para se conseguir impulsionar este tipo de marketing, existem dois princípios a que se deve estar atento, nomeadamente: priorizar a criação de valor a longo prazo, devendo o foco estar em estratégias que equilibrem a rentabilidade com o impacto positivo; e a manutenção da transparência e autenticidade, porque cada vez mais as pessoas querem saber de que forma as insígnias estão a fazer a diferença, e isto pode ser uma oportunidade de promover a confiança e lealdade, se for possível garantir que a organização está a seguir as melhores práticas de transparência.
Já uma das táticas indispensáveis para se ser bem-sucedido no “marketing verde” passa por aproveitar a tecnologia. Segundo a agência, esta é uma das ferramentas mais poderosas para ampliar os esforços sustentáveis e reduzir a pegada ambiental, sendo possível, desta forma, tornar as campanhas mais ecológicas. Um dos exemplos é a inteligência artificial, que pode ajudar a definir estratégias de segmentação, levando a que comunicação chegue ao público certo, sem haver desperdício. Os sistemas de CRM também poderão auxiliar, porque podem ajudar a automizar as tarefas, reduzindo o tempo gasto e o uso de papel.
Outra das estratégias que pode promover o sucesso da comunicação é o estabelecimento de parcerias. Nesse âmbito, a empresa canadiana aconselha a trabalhar com influenciadores e organizações ecologicamente conscientes, para aumentar a credibilidade e o alcance. Outra forma de mostrar que se está interessado nesta temática é o patrocínio de eventos que promovam iniciativas ecológicas, porque não só aumenta o reconhecimento da marca, como a posiciona como líder responsável no movimento de sustentabilidade.
Depois de se definir os procedimentos que vão ser implementados, é hora de passar à prática. Para isso, a Ballistic Arts aconselha a começar com “passos pequenos, mas impactantes”, destacando o compromisso da marca com práticas ecológicas através de publicidade e outro tipo de mensagens. Contudo, não se deve ficar por aí, devendo-se garantir que as campanhas estão a reduzir a pegada ambiental. Algumas sugestões para isso são: otimizar o site para tempos de carregamento mais rápidos, reduzindo o uso de energia; e substituir os materiais de impressão tradicionais por alternativas digitais ou recicladas. Ao adotar essas práticas, as insígnias poderão não apenas reduzir o seu impacto, mas também atrair consumidores ambientalmente conscientes.
Simão Raposo