No que diz respeito às questões climáticas, a MC estabeleceu metas até 2032. Nesse seguimento, a empresa pretende reduzir em 51 % as emissões de gases com efeito de estufa das suas operações e em 31 % as emissões da sua cadeia de abastecimento, em relação a 2022. Além disso, está comprometida com a neutralidade carbónica das suas operações até 2040.
As avaliações anuais do CDP são uma referência mundial em transparência ambiental corporativa e ações de mitigação dos impactos das alterações climáticas. Em 2024, mais de 24800 organizações submeteram os seus relatórios ambientais para avaliação da organização na área do Clima, estando a MC no top 1,7 % das empresas que receberam score “A”.
No último ano, a retalhista registou uma redução de 12,6 % das suas emissões, face a 2023. Entre as principais ações destacam-se: o investimento na produção on-site e aquisição de energia efetivamente produzida a partir de fontes renováveis; a implementação de medidas de ecoeficiência; a eletrificação dos consumos; e a alteração das centrais de frio.
A Head Of Sustainability, Mariana Pereira da Silva, afirma que a empresa está focada na sua estratégia de sustentabilidade e na continuação do compromisso com a construção de um futuro sustentável. A responsável acrescenta que estas distinções reforçam a necessidade de um esforço “concertado e sistemático” de todas as equipas, em parceria com os fornecedores e parceiros.
Simão Raposo