Emissões de CO2 na UE atingem nível mais baixo dos últimos 60 anos

A União Europeia (UE) emitiu 8% menos dióxido de carbono (CO2) de combustíveis fósseis em 2023 do que no ano anterior. Esta conclusão é de um relatório do Centro de Investigação em Energia e Ar Limpo (CREA), que acrescenta que esta queda levou a que as emissões da região atingissem o nível mais baixo em 60 anos. O analista Isaac Levi diz que, durante este período, a economia triplicou, “o que mostra que as alterações climáticas podem ser combatidas sem renunciar ao crescimento económico”.

Emissões de CO2 na UE atingem nível mais baixo dos últimos 60 anos

A análise concluiu que mais de metade da descida foi resultado da menor procura por eletricidade e pela utilização de energia limpa. O estudo explica que este resultado se deve ao facto de a UE ter atingido níveis recordes na construção de painéis solares e turbinas eólicas, e conseguiu produzir mais eletricidade a partir de barragens e centrais nucleares que tinham sido atingidas pela seca e por obras de reparação em 2022. A mesma fonte informou que a energia limpa cresceu 50%, em 2023, atingindo quase 510 gigawatts.

“A redução de 8% nas emissões deve ser celebrada, mas é preciso fazer mais para afastar a UE dos combustíveis fósseis, reduzir a dependência de petroestados como a Rússia, ao mesmo tempo que deixamos ao mundo um lugar melhor para a próxima geração”, refere Levi.

Terça-feira, 30 Janeiro 2024 17:09


PUB