Jim Skea é o novo presidente do IPCC

O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) anuncia que Jim Skea é o novo líder dos trabalhos do sétimo ciclo de avaliações produzidas pelo organismo. O investigador vai ocupar o cargo durante os próximos cinco a sete anos.

Jim Skea é o novo presidente do IPCC

Jim Skea, de 69 anos, é professor de Energia Sustentável no Imperial College London e co-presidiu o trabalho do organismo sobre a mitigação das alterações climáticas, onde trabalha há 30 anos. O escocês é também presidente da Comissão para a Transição Justa da Escócia e um dos fundadores do Comité para as Alterações Climáticas que aconselha o governo britânico.

“A mudança climática é uma ameaça existencial para o nosso planeta. A minha ambição é liderar um IPCC verdadeiramente representativo e inclusivo, olhando para o futuro e aproveitando as oportunidades que temos no presente. Um IPCC onde todos se sintam valorizados e ouvidos”, disse Skea após o anúncio da vitória.

A eleição ocorreu na sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em Nairóbi, no Quénia, onde o IPCC está a realizar a sua 59.ª sessão. O investigador foi eleito com 90 votos numa ronda final, onde a brasileira Thelma Krug arrecadou 69 votos.

Sexta-feira, 18 Agosto 2023 14:38


PUB