Com uma forte componente digital, através de vídeos e publicações nas redes sociais, este projeto visa capacitar as mulheres e alertar a sociedade para as oportunidades que as mesmas são forçadas a abdicar devido ao medo do assédio público.
Para sustentar esta iniciativa, a marca, em conjunto com a IPSOS, conduziu um estudo, realizado pela primeira vez em Portugal, que demonstra que o assédio sexual é a preocupação mais grave para as mulheres em Portugal, superando a igualdade salarial e a violência sexual. O cenário português revela-se mais crítico do que a média global, com 80 % das inquiridas a afirmar já terem sofrido assédio público e 51 % a assumir terem sido vítimas no último ano.
Embora a vontade de ajudar exista para 89 % dos portugueses que afirmam que interviriam nestes casos, a realidade mostra um desfasamento. Dos 74 % que já presenciaram assédio, 63 % intervieram, com a falta de formação a ser a maior barreira à ação de 90 % dos inquiridos, que apontam também o medo do agressor e a dificuldade em reconhecer um caso real de assédio. No entanto, a solução parece residir na ação: quando as testemunhas intervêm, a situação melhora em 85 % dos casos.
Desta forma, a L’Oréal Paris, através do programa Stand Up, procura intervir, com o objetivo de democratizar a formação através da metodologia dos 5D da Right To Be, fornecendo ferramentas para qualquer testemunha ou vítima saber como atuar: distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar.
A PR & Advocacy Manager afirma que a campanha expõe uma realidade em que 80 % das mulheres já sofreram assédio e metade viu a sua vida profissional ou social prejudicada. “Na L’Oréal Paris, queremos que as mulheres deixem de colocar as suas vidas em pausa, ajudando a transformar o medo em ação”, conclui Filipa Frias.
Simão Raposo

