Países da UE pedem objetivos climáticos “ambiciosos” para 2040

Onze países da União Europeia (UE), entre eles Portugal, divulgam um documento conjunto que define um objetivo climático “ambicioso” para 2040, de forma a atingir a neutralidade climática até 2050.

Países da UE pedem objetivos climáticos "ambiciosos" para 2040

Neste manifesto, os responsáveis pelas pastas do Ambiente afirmam que a necessidade de uma ação climática ambiciosa “nunca foi tão evidente”, lembrando que 2023 foi o ano mais quente, e avisam que o aquecimento global deverá intensificar “uma série de efeitos adversos que põem em risco o bem-estar e a segurança do mundo”.

Os ministros lembram também a última reunião da ONU sobre o clima, a COP28, e as decisões que dela saíram, considerando depois fundamentais ações “concretas e ambiciosas” da UE, que darão um sinal político forte de que “a UE dará o exemplo”, e convencerão outros emissores de gases com efeito de estufa a trabalhar para impedir um aumento das temperaturas acima de 1,5 °C em tempo útil, antes da COP30.

“No entanto, só conseguiremos persuadir os outros a darem um passo em frente se conseguirmos fazer o trabalho em casa. Por conseguinte, incentivamos vivamente a Comissão Europeia a recomendar, na sua próxima comunicação, um objetivo climático ambicioso para 2040. Ao mesmo tempo, temos de assegurar uma aplicação correta do pacote legislativo ‘Fit for 55’”, observam.

Aliando o cumprimento das metas e o crescimento económico, os ministros falam de incentivar o fabrico na UE de tecnologias de emissões nulas, aumentando a competitividade e trazendo “múltiplos benefícios” para os cidadãos, e pedem à Comissão que se pronuncie por uma abordagem mais rentável e fiável da política climática, em todos os setores.

Além do ministro português do Ambiente, Duarte Cordeiro, assinam o documento os responsáveis por esta pasta da Áustria, Bulgária, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Luxemburgo e Países Baixos.

Quarta-feira, 28 Fevereiro 2024 10:27


PUB