O diretor de Marca e Comunicação, Daniel Fonseca, explica que, com esta iniciativa, a marca quer ser transparente, assumindo que ainda não se chegou tão longe como foi ambicionado, mas que tem de reconhecer o trabalho de “inovação, agilidade e criatividade” que levaram a este progresso. Além disso, acredita que serve também como apelo para a mobilização, quer da cadeia de valor para ultrapassar as limitações existentes, quer da sociedade para realizar corretamente a reciclagem. “Só com o envolvimento de todos conseguiremos ultrapassar as barreiras tecnológicas, operacionais e culturais para, como País, liderarmos este movimento”, observa.
A taxa de reciclabilidade das embalagens de plástico em produtos de marca própria tem vindo a ser reconhecido por instituições a nível nacional e internacional, como é o caso da Fundação Ellen MacArthur, que destacou a performance da MC entre “os melhores retalhistas a nível global na utilização responsável dos plásticos”.
De forma a cumprir a ambição de atingir os 100 %, a Sonae tem vindo a apostar em campanhas de sensibilização dos consumidores e a trabalhar com instituições como a Sociedade Ponto Verde e a Smart Waste, bem como com parceiros na indústria, para encontrar soluções de design circular e materiais alternativos sustentáveis
Esta publicidade vai estar presente em suportes offline e digitais, procurando também promover um maior envolvimento dos consumidores na correta separação das embalagens, de forma a superar algumas das atuais barreiras.
Simão Raposo

