O programa destina-se a escolas públicas com educação pré-escolar e/ou 1.º ciclo, em Portugal Continental e nas ilhas, e com um fundo de 100 mil euros. No total, serão premiadas nove escolas com até 15 mil euros para a concretização dos seus projetos.
A primeira fase, que decorre até dezembro, consiste na angariação de votos na aplicação do Cartão Continente. Por cada 20 euros em compras com Cartão Continente, os clientes acumulam um voto, que, na segunda etapa, poderá afetar ao seu projeto preferido. A compra de produtos das marcas parceiras deste projeto, nas quais se incluem a Clementoni, Longa Vida, Marshmallow, Oxford e UHU, garante votos extra, em diferentes meses.
De seguida, entre janeiro e fevereiro, os votos acumulados poderão ser atribuídos aos projetos preferidos dos clientes, através da aplicação do Cartão Continente.
As candidaturas estão abertas até 15 de novembro e devem ser submetidas por um representante de cada escola, através do site da Missão Continente. Cada instituição pode submeter um projeto, fundamentando o seu pedido com base nos benefícios para a comunidade escolar, ao nível da promoção da alimentação saudável e do exercício físico. Quanto mais o mesmo envolver os alunos, maior potencial terá de conquistar um dos apoios.
Os nove participantes vencedores serão anunciados em março de 2026, recebendo em abril o apoio financeiro para a concretização das obras. Cada projeto de melhoria tem de ser efetivamente concretizado entre maio e setembro desse ano.
Simão Raposo

