Esta parceria entre as duas organizações será implementada e materializada em vários âmbitos. Uma delas é a empregabilidade, que será feita através do apadrinhamento por parte da Nestlé de 200m² da Quinta “A Terra”, gerida pelo SEMEAR e nas suas instalações, que assegura postos de trabalho para pessoas com dificuldade intelectual e a sua respetiva formação. As comunidades locais também serão apoiadas, sendo que os produtos biológicos cultivados nesta área se destinam, na totalidade, a famílias em situação de carência socioeconómica. Também será criado um plano de formação aos alunos da Academia SEMEAR para desenvolver as competências profissionais e pessoais, composto por seis módulos, dados por colaboradores da marca, de áreas como sustentabilidade, barista, saúde e bem-estar, recursos humanos, nutrição, e saúde e segurança no local de trabalho.
Além disso, os produtos SEMEAR terão uma maior visibilidade, através da disponibilização e venda dos mesmos na Nestlé The Good Store, onde se encontram, além dos produtos da insígnia, também de instituições, estando alinhado com os objetivos de sustentabilidade e economia circular da empresa. Por último, será dado um apoio a nível de negócio, através da colaboração de Nestlé Professional no café SEMEAR, inaugurado recentemente o Dibble Café, localizado no Art District da Cidadela de Cascais. Neste espaço, todos os colaboradores têm uma formação dada pela Academia Barista by Nestlé.
O diretor de Recursos Humanos da marca em Portugal, Pedro Pires, considera que esta aliança permite ter um impacto positivo, ao contribuir com os recursos e experiência para apoiar a integração de pessoas com dificuldades intelectuais, capacitando pessoas com potencial, mas em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho.
Já a presidente da direção do programa da Associação BIPP – Inclusão para a Deficiência diz que este é um “exemplo inspirador” de como as empresas podem, de forma “estruturada e comprometida”, contribuir “ativamente” para uma sociedade mais inclusiva. “O envolvimento da Nestlé tem um impacto direto e transformador na missão que assumimos: capacitar, integrar e valorizar pessoas com dificuldade intelectual”, acrescenta Joana Santiago.
Simão Raposo

