Selo “Save Water” regista redução de consumo de água no seu primeiro ano

O Turismo do Algarve, o Turismo de Portugal e a ADENE – Agência para a Energia revelam os resultados do sexto Relatório de Monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve. Este documento, que assinala o primeiro ano do selo “Save Water”, mostra que os empreendimentos turísticos aderentes atingiram uma redução de 13 % no consumo absoluto de água, em relação a 2023.

Selo “Save Water” regista redução de consumo de água no seu primeiro ano

Este número traduz uma poupança superior a 348 mil metros cúbicos de água, equivalente a cerca de 2 % da capacidade útil armazenada nas albufeiras da região. Esta redução representa também numa poupança média anual superior a 6700 euros por empreendimento, com benefícios simultaneamente ambientais e económicos.

O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, afirma que os resultados do primeiro ano de implementação confirmam a eficácia do selo “Save Water” e reforçam o compromisso do setor turístico algarvio com a gestão sustentável da água. Diz ainda que, mais do que um selo, esta é uma marca de “responsabilidade ambiental e visão de futuro”, num momento em que a escassez hídrica continua a exigir uma ação “coletiva e continuada”.

Já o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, sublinha que a redução “significativa” no consumo de água demonstra que, através da colaboração e da adoção de práticas responsáveis, é possível aliar crescimento económico à proteção ambiental. Observa também que o Instituto Portugal orgulha-se de integrar e apoiar iniciativas como esta, que promovem um setor “mais resiliente e preparado para os desafios do futuro”, assegurando que o Algarve continue a ser um destino de “excelência, sustentável e competitivo”.

Para a ADENE, a redução registada é a prova de que a gestão eficiente da água é “possível, necessária e vantajosa”. “Este é um caminho de futuro, que exige continuidade, alargamento a novos setores e reforço do apoio técnico e institucional, e é nesse compromisso que a ADENE continuará empenhada”, conclui.

A par da consolidação dos resultados alcançados, as três entidades continuam a trabalhar com as associações representativas do setor no alargamento do âmbito de aplicação do selo incluindo outras atividades como o rent-a-car, a animação turística e a restauração. Está igualmente em curso a avaliação de novos apoios financeiros e o reforço das ações de sensibilização e apoio técnico com vista a incentivar a adesão por parte de um maior número de empreendimentos turísticos e unidades de alojamento local.

Simão Raposo

Quarta-feira, 04 Junho 2025 10:52


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