Este número traduz uma poupança superior a 348 mil metros cúbicos de água, equivalente a cerca de 2 % da capacidade útil armazenada nas albufeiras da região. Esta redução representa também numa poupança média anual superior a 6700 euros por empreendimento, com benefícios simultaneamente ambientais e económicos.
O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, afirma que os resultados do primeiro ano de implementação confirmam a eficácia do selo “Save Water” e reforçam o compromisso do setor turístico algarvio com a gestão sustentável da água. Diz ainda que, mais do que um selo, esta é uma marca de “responsabilidade ambiental e visão de futuro”, num momento em que a escassez hídrica continua a exigir uma ação “coletiva e continuada”.
Já o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, sublinha que a redução “significativa” no consumo de água demonstra que, através da colaboração e da adoção de práticas responsáveis, é possível aliar crescimento económico à proteção ambiental. Observa também que o Instituto Portugal orgulha-se de integrar e apoiar iniciativas como esta, que promovem um setor “mais resiliente e preparado para os desafios do futuro”, assegurando que o Algarve continue a ser um destino de “excelência, sustentável e competitivo”.
Para a ADENE, a redução registada é a prova de que a gestão eficiente da água é “possível, necessária e vantajosa”. “Este é um caminho de futuro, que exige continuidade, alargamento a novos setores e reforço do apoio técnico e institucional, e é nesse compromisso que a ADENE continuará empenhada”, conclui.
A par da consolidação dos resultados alcançados, as três entidades continuam a trabalhar com as associações representativas do setor no alargamento do âmbito de aplicação do selo incluindo outras atividades como o rent-a-car, a animação turística e a restauração. Está igualmente em curso a avaliação de novos apoios financeiros e o reforço das ações de sensibilização e apoio técnico com vista a incentivar a adesão por parte de um maior número de empreendimentos turísticos e unidades de alojamento local.
Simão Raposo

