Esta é a primeira vez que as diretrizes da União Europeia vão incluir limites de emissão de partículas dos travões para automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros, além de requisitos mínimos de desempenho para a durabilidade das baterias em automóveis elétricos e híbridos. O texto atualiza os limites para as emissões de gases de escape, como óxidos de azoto, partículas, monóxido de carbono e amoníaco, e introduz novas medidas para reduzir as emissões dos pneus e dos travões.
Além disso, vai também ser criado um passaporte ambiental, com a informação sobre o desempenho dos veículos no momento da matrícula, incluindo o nível dos limites de emissão de poluentes, emissões de dióxido de carbono, consumo de combustível e energia elétrica, autonomia elétrica, potência do motor e durabilidade das baterias.
O acordo alcançado com o Conselho Europeu foi aprovado com 297 votos a favor, 190 contra e 37 abstenções dos eurodeputados, mas deve ser ainda aprovado pela instituição para poder entrar em vigor.